domingo, 8 de junho de 2014

Copa Rio de Janeiro de Ciclismo - Etapa Conservatória


Distância percorrida: 81km
Altimetria: 1.842m
Cadência média: 82 rpm
Batimentos médio: 164 bpm
Tempo em movimento: 2:58hs
Tempo total: 3:02hs
Calorias consumidas: 2.605
Força estimada: 2.336 kJ
Colocação: 18o de 24 entre os Federados do Master B2

Tudo pronto

Essa foi a minha estréia em competições dessa natureza. Minha estréia como federado também. Rola um clima muito diferente das provas de Audax. É uma sensação diferente das minhas competições de judô ou tênis. Não tem um oponente claro e direto. Todos são seus competidores, mas na verdade depende basicamente de você mesmo. A interação com os demais competidores é direta e indireta ao mesmo tempo. Mas resumindo, tava mais tenso do que das outras vezes, boca seca e batimento alto.As largadas são feitas com intervalos entre as diferentes categorias, iniciando com as categorias de Elite e mais jovens. A minha categoria era a dos velhos entre 45 a 49 anos. Éramos 24 velhos. A grande maioria se inscreve na categoria Open para não federados e sem distinção de idade. Para ser federado é só pagar uma anuidade de 20 reais.

Me coloquei na linha de frente da largada pensando ter algum tipo de vantagem...que ilusão...

Os primeiro 300m da prova são de paralelepípedo. Logo achei que ia ser feita com cuidado para ninguém cair...que ilusão....

Largada !!!

Cadê que o meu outro pé encaixava no clip. E o paralelepípedo pra pedalar com cuidado....fui deixado para trás antes da primeira subida, a 1km da largada. E o meu batimento nessa altura já estava em z4/z5 (i.e. perto das máximas). Primeira revisão de estratégia, meto o pau para tentar grudar no último pelotão ou sigo no plano original de tentar manter z3/z4 durante a prova e mandar pau nos últimos 20km? Na dúvida, siga o plano. E assim fui deixado para trás. Mantive o ritmo até estabilizar o meu batimento.

Primeiro erro: Não se pode deixar escapar todos os pelotões logo na largada.
Segundo erro: Já que deixei escapar, tinha que ter mandado o pau para pegar o último pelotão e depois, sim, procurar estabilizar o batimento. Aproveitando o vácuo para pedalar em BG (i.e. marcha de força e menos giro, ajudando a baixar o batimento).

Bom, só descobri esses erros depois de cometê-los. Agora já sei...

Alguns outros pelotões dos mais velhos, do feminino e do Open me passaram. Mas logo depois da primeira descida, lá pelo km 20, meu batimento estabilizou. Nessa hora, alguns que tinham forçado na primeira subida estavam se afogando. E assim fui passando um a um. Me juntei a um pelotão e fui forçando para buscar outros pelotões mais a diante.

Passei muita gente que me passou, mas o pessoal da minha categoria não consegui buscar. E nos últimos 20km segui o plano. Mandei pau na última subida. Passei mais um monte de gente. Fiz a última descida forte também.

Cheguei. Cheguei inteiro, inteiro demais...

Terceiro erro: podia ter forçado mais ao longo da prova.

No mais, a prova é maravilhosa. O asfalto é perfeito, tem um visual incrível (do pouco que puder ver, pois estava concentrado no pedal). Subidas e descidas longas e maravilhosas. Organização impecável.

A cidade, Conservatória, é uma cidade bonitinha, meio ordinária que vive de um turismo meio popular. Mas nesse final de semana, parecia as Disney das bicicletas. Era ciclista pra tudo que é lado. Bicicletas caríssimas e maravilhosas.

Adorei, quero ir de novo.


Em primeiro lugar....na foto







Nenhum comentário:

Postar um comentário